Glossário de Psicologia

Letra P do glossário de psicologia

Paranóia

Literalmente significa "pensar de lado".

De um ponto de vista psicótico, remete para a criação elaborada por parte do indivíduo de raciocínios aparentemente válidos, mas cujas premissas são falsas.

Todos os argumentos que apresenta reforçam a sua convicção, descobrindo sempre indícios e provas para as suas ideias, desdenhando de ideias contrárias às suas mostrando mesmo alguma rigidez quanto às suas certezas.

O traço principal é a desconfiança generalizada, onde tende a apresentar-se como vítima susceptível, insatisfeito e incompreendido.

Passividade

Tendência para esperar orientação e suporte do exterior quanto aos seus próprios comportamentos e necessidades, evitando alguma da responsabilidade da tomada de decisões e resolução de problemas.

Não tem de ser necessariamente submisso.

Perfeccionismo

Orientação pessoal para dotar os seus comportamentos e produções de perfeição.

Em casos extremos, este perfeccionismo torna-se uma compensação à insegurança e baixa auto-estima, aspecto que oferece bastante sofrimento perante a ideia de não ser suficientemente perfeito.

 

Muitas vezes o perfeccionismo conduz a uma certa inibição de comportamento, sempre que o indivíduo sinta não ser capaz de atingir a meta idealizada à qual se propõe ou que lhe é proposta.

Por vezes, também, observa-se um prolongar das tarefas de forma indefinida pelo facto da pessoa não suportar devolver produtos que para si estão sempre incompletos no que à perfeição concerne.

Personalidade

É um termo que exprime a totalidade de um ser, tal como aparece aos outros e a si próprio, na sua unidade, na sua singularidade e na sua continuidade.

Cada um possui uma personalidade que resulta, ao mesmo tempo, do seu temperamento, da sua constituição e das múltiplas marcas deixadas pela sua história individual.

Representa uma maneira habitual de reagir.

É, no fundo, o laço que dá ao psiquismo a sua coesão, sendo que as perturbações de personalidade implicam uma destruição deste laço.

Psicanálise

Escola de psicologia fundada por S. Freud, a qual atribui a maior ênfase à motivação inconsciente, ao conflito e ao simbolismo e ao desenvolvimento psicossexual e que constitui uma forma de terapia profunda a longo prazo baseada na técnica da Associação Livre.

O Objectivo principal é o de que o indivíduo alcance a compreensão dos seus próprios pensamentos e sentimentos actualmente inconscientes.

Psicopata/Sociopata

Relativo à Personalidadade Anti-Social, é o termo que descreve os indivíduos que se encontram em permanente conflito com a sociedade, manifestando indiferença aos outros, com tendências impulsivas, revelando pouca preocupação relativamente ao futuro ou remorso relativamente ao passado.

Psicose

Categoria genérica que descreve algumas das perturbações psicológicas mais severas, nas quais as acções e pensamentos do indivíduo não correspondem às exigências da realidade, tais como o autismo ou a esquizofrenia.

Psicossomática

Compreende o estudo e tratamento de doenças do corpo, cuja causa principal é de ordem psicológica.

Com efeito, certas doenças orgânicas têm tendencialmente origem numa desordem da afectividade.

 

Efectivamente, as emoções podem traduzir-se de duas formas: exteriorizando-se no comportamento através de lágrimas, de gritos, etc., ou então repercutem-se nos orgãos internos através de espasmos e de emissões glandulares.

Quando esta repercussão é repetida de forma continuada poderá provocar uma perturbação de funcionamento de determinado orgão ou tecido e, depois, uma lesão.

Psicoterapia

Termo genérico para designar todas as formas de intervenção que utilizam preferencialmente meios psicológicos em detrimento dos biológicos.

Refere-se à acção psicológica sobre as perturbações fisiológicas e afectivas, onde o psicoterapeuta intervém com o objectivo de tratamento.